Perguntas Frequentes

Otologia

Zumbido (tinindo) vem da palavra latina tinnire, que significa “som de campainha”. É descrito como uma sensação sonora, que se origina na cabeça e não é atribuída a qualquer som externo perceptível.

Na maioria das vezes, não é grave. O zumbido, muitas vezes está relacionado a algum tipo de perda auditiva e raramente pode ser sinal de alguma doença mais severa. No entanto, sempre deve ser investigado pelo médico otorrinolaringologista.

Existe uma doença que, atualmente, é melhor compreendida e propriamente chamada de vertigem postural paroxística benigna. Geralmente, são tonturas de curta duração, relacionadas com os movimentos da cabeça (olhar para cima, deitar-se ou virar na cama).

É, dentre as tonturas de origem periférica, ou seja, do labirinto, a doença mais comum.

Seu tratamento pode ser totalmente curativo, com manobras de reabilitação vestibular e sem medicamentos. Deve ser precisamente diagnosticada com exames específicos, realizados através de seu otorrino e do serviço de fonoaudiologia.

Existe uma doença que é atualmente compreendida propriamente chamada vertigem postural paroxística benigna. É muito comum e seu tratamento pode ser totalmente curativo, com manobras de reabilitação vestibular e não com medicamentos.

Não há necessidade de limpar usando cotonetes ou qualquer outro instrumento. O próprio organismo se encarrega de eliminar o excesso de cerume, jogando-o para fora do canal. Ao usarmos cotonetes, acabamos por empurrar novamente para dentro do ouvido aquele cerume que o organismo já havia eliminado. A limpeza deve ser feita com o dedo ou com uma toalha, apenas no orifício externo do canal auditivo.

Quando a cera é excessivamente produzida e não eliminada, pode haver formação de uma rolha ou tampão de cera, que causa a sensação de ouvido tampado, surdez temporária, zumbido e até tontura. Neste caso, o paciente deve recorrer ao otorrinolaringologista.

Primeiro mandamento: não coçar. Algumas condições alérgicas afetam a orelha externa e podem ser controladas com medicações, cremes e gotas. Consulte o otorrinolaringologista.

A dor de ouvido relacionada ao contato com a água é muito comum, principalmente no verão. Sempre deve ser devidamente tratada pelo otorrinolaringologista, que poderá fazer as devidas orientações ao paciente.

Não pingue qualquer tipo de substância sem consultar o médico antes. Limite-se a analgésico, calor local com toalhas mornas e procure um médico imediatamente.

O ouvido tem uma comunicação direta com o nariz através de um ducto chamado tuba auditiva. Entre suas funções está a de manter a pressão interna do ouvido em equilíbrio com a externa do ambiente. A diferença de pressão atmosférica não compensada pela tuba incompetente gera esse tipo de sensação, que normalmente é transitória.

Eventualmente, essa sensação pode persistir por mais tempo e deve ser tratada o quanto antes. Procure o seu otorrino diante de uma situação como esta.

Várias podem ser as causas para este problema tão comum. Muitas vezes, com a própria presença de cerume acumulado no canal auditivo ou com infecções, como a otite média secretora. Não raramente, problemas de mastigação também podem causar essa sensação.

Rinologia

Por que meu filho(a) dorme com a boca aberta?

Otologia

O que é zumbido?

Laringologia

Minha voz está rouca. Posso ter alguma doença?

Medicina do sono

O que é o sono?

Base do crânio

O que é a base do crânio?

Ainda com dúvidas?

A melhor forma de entender o seu problema é conversando com um especialista.

× Clique Aqui para Agendamentos!