As cirurgias nasais podem ser a cirurgia endoscópica nasossinual para tratamento da sinusite, a septoplastia endoscópica e turbinectmia. Geralmente, são realizadas sob anestesia local e sedação. Os cuidados pré e pós-operatórios das cirurgias nasais são imprescindíveis para o socesso do procedimento e rápida recuperação. Veja a seguir as orientações a serem seguidas quanto a estes cuidados:
Imprescindíveis, os exames pré-operatórios são a certeza de que a sua cirurgia ocorrerá de forma tranquila. Para realizar a sua cirurgia com conforto e segurança será aplicada uma medicação sedativa e anestesia local, por isso, solicitamos os seguintes exames:
Hemograma: serve para identificar anemias e infecções que podem complicar os procedimentos cirúrgicos, bem como, medir o nível de creatinina no sangue para avaliar a função renal do paciente. É também fundamental analisar os níveis de açúcar no sangue (a glicemia de jejum) e se há ocorrência de diabetes pois o paciente deverá realizar jejum de 8h para realização do procedimento.
Eletrocardiograma: apesar da anestesia local com sedação apresentar baixa sobrecarga cardiológica, por precaução, solicitamos o eletrocardiograma como um exame de rotina para avaliar a função cardiológica do paciente.
Com os exames em mãos, será realizada uma consulta com o profissional anestesista para uma avaliação completa dos resultados do exame, onde o paciente será orientado se demais especificidades forem necessárias.
Lembre-se de realizar o jejum nas 8h que antecedem sua cirurgia.
Após todas estas etapas, basta somente relaxar.
Ao chegar no hospital, dirija-se ao setor de internamento, onde será encaminhado para o quarto. No horário de sua cirurgia, uma enfermeira o conduzirá ao centro cirúrgico, você irá deitar sob a cama cirúrgica para a aplicação do sedativo. Logo, você cairá em um sono profundo e relaxante então, será realizada a anestesia local. Não se preocupe! Esta é uma cirurgia com alto índice de conforto.
O Paciente deve permanecer em repouso.
Nas primeiras 48 horas após a cirurgia, sempre que possível, permaneça deitado numa posição levemente inclinada, ou seja, com o apoio de dois ou três travesseiros. Evite levantar, deslocando-se somente em caminhadas rápidas para utilizar o banheiro ou para alimentação.
Sempre que o paciente se mantem em pé ou sentado, sem necessidade, sangramentos nasais podem ocorrer.
Nunca deve-se assoar o Nariz.
Uma das principais causas do sangramento pós-operatório é o ato de assoar o nariz, evite esta prática. Sempre que houver necessidade, espirre com a boca aberta.
Atente-se a higienização da Cavidade Nasal.
Utilize um cotonete com água morna para remover as crostas na entrada da cavidade nasal, além de higiene, a prática alivia o desconforto causado ao paciente.
Sempre lave o nariz com soro fisiológico, que pode ser em formato de spray ou jato.
Utilize somente medicamentos recomendados pelo seu médico.
Geralmente, recomenda-se o uso de analgésicos e anti-inflamatórios para uma recuperação mais rápida e confortável. Para sua segurança, siga as orientações do seu médico a respeito dos medicamentos indicados para o seu caso.